Tags

, , , , , , , , , , ,

 1º.   Por que tenho que ler o Catecismo?

Quão mentiroso é aquele que diz crer e não busca conhecer. Devemos semprecompendium_title buscas o conhecimento das coisas sagras, quer para fortificar nossa fé, quer para o crescimento intelectual. Através dos conhecimentos sagrados poderemos responder muitas questões que pairam sobre nossa cabeça, questões estas que nos deixam inquietos. Esta inquietude que nos move a procurar as respostas. Não devemos negar o conhecimento a nós mesmos, devemos sempre busca-lo. Através de nossa busca incansável conseguiremos responder nossas indagações e as indagações de nossos irmãos. Seremos luzes que iluminará os que não têm luz. Só através de nosso credo suscitaremos em nosso ser a vontade de conhecer a Deus, desejo comum das criaturas, conhecer seu criador, possuir a felicidade. Por fim, “Crê para compreender: compreende para crer” (Santo Agostinho)

2º.   A Historia Do Catecismo da Igreja Católica (CIC):

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) surgiu após a Assembléia Extraordinária do Sínodo dos Bispos em comemoração do vigésimo ano de encerramento do Concílio Vaticano II, em 25 de janeiro de 1985. Na ocasião surgiu no coração dos Padres sinodais o desejo de um Catecismo ou compêndio que abordasse a doutrina católica de forma geral, servindo de referência para os catecismo ou compêndios

a serem preparados em diversos lugares do mundo. Após o Sínodo, o papa João Paulo II assumiu para si este desejo e deu início ao trabalho de formulação do CIC, entregando-o à população no dia 11 de outubro de 1992, resultado do trabalho que demorou seis anos.

O papa João Paulo II confiou ao Cardeal Joseph Ratzinger em 1986 a responsabilidade de presidir uma Comissão composta por doze cardeais e bispos para preparar um projeto para o catecismo. Esta equipe contou com o apoio de uma Comissão de redação, formada por sete bispos diocesanos peritos em teologia e catequese. A Comissão deu diretrizes ao desenvolvimento do trabalho, cuja redação suscedeu nove composições. Por outro lado, a Comissão de redação escreveu o texto e inseriu neles as modificações pedidas pela Comissão e examinou as observações de numerosos teólogos, exegetas e catequistas e bispos do mundo inteiro, a fim de melhorar o texto.

O Catecismo da Igreja Católica é composto de assuntos que ajudam a iluminar as situações e problemas encontrados na Igreja, traz assuntos com o objetivo de formar e direcionar o povo de Deus, explicando a Doutrina da mesma. Apresenta ensinamentos da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério; traz também a herança deixada pelos Santos Padres, santos e santas da Igreja. É destinado também a iluminar as novas situações e os problemas que ainda não tinham surgido no passado.

§ 2º retirado do blog “APOLOGÉTICA DA FÉ CATÓLICA”

Leia ou Baixe o Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana

Anúncios