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O Senhor não deixou pairar dúvidas nem incertezas sobre tão grande mistério. […]caminho Escutemo-Lo a revelar aos apóstolos o que é preciso saber para acreditar: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir ao Pai senão por Mim. Se ficastes a conhecer-Me, conhecereis também o Meu Pai. […] Quem Me vê, vê o Pai. Como é que Me dizes, então, ‘mostra-nos o Pai’? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim?» […] Assim, portanto, Aquele que é o caminho não nos conduz a becos sem saída nem a um deserto sem destino; Aquele que é a verdade não nos quer enganar com mentiras; Aquele que é a vida não nos deixará cair num erro que levaria à morte. […] «Ninguém pode ir ao Pai senão por Mim»: o caminho para o Pai passa pelo Filho. […]

«Se ficastes a conhecer-Me, conhecereis também o Meu Pai.» Vemos o homempai nosso Jesus Cristo […], o Seu aspecto exterior, quer dizer, a Sua natureza humana […]; como é então que conhecê-Lo é também conhecer o Pai? No mistério do corpo que tomou, o Senhor manifesta a divindade que está no Pai, mantendo uma certa ordem […]: «se ficastes a conhecer-Me, conhecereis também o Meu Pai. E já O conheceis, pois estais a vê-Lo.» […] Ele distingue o tempo da vista e o do conhecimento; diz que terão de reconhecer Aquele que lhes fala e que eles vêem […]; é preciso que aprendam a reconhecer a natureza divina que está Nele.

Estas palavras inesperadas perturbaram Filipe. Ele vê um homem e esse homem afirma ser o Filho de Deus […]; o Senhor diz que viu o Pai e por isso que O conhece, uma vez que O viu. A sua limitada condição humana não permite a Filipe compreender tal afirmação. […] Por isso responde que não viu o Pai e pede ao Senhor que lho mostre. Não que o queira contemplar com os olhos do corpo, mas pede que lhe faça compreender Quem é Aquele que vê. Exprimindo um desejo, mais de compreender que de ver, acrescenta: «E isso nos basta!»

Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Hilário (c. 315-367), Bispo de Poitiers, Doutor da Igreja A Trindade, VII, 33-35

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