Tags

, , ,

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

>>> Com que alegria e espanto Maria recebera o anúncio do Anjo Gabriel, como deve ter ficado tremula ao ver diante de si uma figura tão forte do Deus que ela amava, mas mesmo diante de uma situação tão estarrecedora ela soubera se comunicar com essa figura de Deus, soubera dizer sim e se colocar numa posição de cooperadora da graça que seria derramada sobre as futuras geração.

        O sim de Maria é mui significativo, pois foi o que condicionou a humanidade a receber a salvação, sem este sim nada se daria. Muitos poderiam perguntar: Mas por que Deus quis pôr o início da salvação sobre uma indagação feita a uma mulher? Não foi a mulher que primeiro pecou? É uma resposta fácil de se dar. Desde o início quando Eva pecou Deus já iniciou seu projeto de salvação, projeto esse que recolocaria o homem perto de Si, com sua imensa sabedoria quis que pelo mesmo instrumento que satanás usou para quebrar liame que unia o homem e Deus se reestruturasse essa união, por uma mulher. Foi Maria a serva escolhida.

        Maria foi escolhida por ser a mais pura, vista por Deus desde a eternidade. Assim foi que a história começou a ganhar novos rumos, a mulher agora ocupa lugar de proeminência na história da salvação.

        Que Nossa Senhora nos ensine a contemplar o mistério divino da anunciação.

Anúncios