Tags

, , , ,

Evangelho (Mt 5,1-12)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

> Os caminhos do Senhor são estreitos, isto é verdade. Mas uma vida virtuosa chama-nos a viver uma vida de grande benção, mesmo sendo difícil e cheia de provações. Deus nos convida a viver o difícil, não que ele prefira nos ver no sofrimento. Mas nos quer ver fortalecido, pois o sofrimento vivido concede a nossa vida mais fossa para que no dia de amanhã estejamos mais fortes para caminhar.

Viver as bem-aventuranças é escolher o difícil, é escolher a melhor parte da vida, viver intensamente. Muitos acreditam que viver no limite é viver aventurando-se, desafiando sua própria vida, mas isso não é verdade. Viver intensamente é  por sua vida nas mãos do senhor e só nele esperar, isso é que ser aventurado. Quem é bem-aventurado é feliz em essência.

Todos nós somos chamados a viver as bem-aventuranças. Mas somente poucos consegue vivê-las, pois é somente para aqueles que preservam em si uma grande fé, somente para aqueles que vivem a oração, somente para os que têm Cristo em seu respirar. Deus chama a todos, mas nem todos aceitam, pois uma vida bem-aventura e para os que amam as aventuras, as santas aventuras.

Peçamos a Maria Santíssima que nos ensine a viver as bem-aventuranças para que sejamos felizes como Cristo.

Anúncios