Tags

, , ,

Evangelho do dia (Mt 5,20-26)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.

22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.

25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

> Parece ser tão distante ver o Senhor que chegamos a imaginar que somente pratica sua obras aqueles que praticam coisas gloriosos, porém Deus nos chama a fazer coisas pequenas. O Pai altíssimo nos chama a respeitar os nossos irmão no trato diário, não os tratando com desprezo, não chamando-os com palavras ásperas. Isso é o que o Cristo Salvador nos convida a fazer.

A misericórdia de Deus se manifesta, também, em coisas pequeninas, como: agraciar alguém por ter dado um simples copo d’água a um missionário. Não devemos imaginar que Deus está distante de nós, pois isso é uma grande mentira. Assim como Deus Pai e nosso amado Jesus Cristo o Espirito Santo está ao nosso lado para nos conduzir aos céus, ensinando-nos a viver a simplicidade.

Assim com uma coisa pequena, como chamar nosso irmão de patife, pode nos levar ao inferno, também uma ação igualmente pequena pode nos levar aos céus. Modelo dessa verdade foi São José de Anchieta que pelo simples fato de querer bem aqueles que ninguém queria lhe rendeu a graça de fazer parte do insigne número dos que possuem a honra dos altares.

Peçamos a Virgem Santíssima que nos ensine a praticar a obra de Deus também nas coisas pequenas para que saibamos praticá-las, também, nas coisas grandes.

Anúncios