Tags

, , ,

Evangelho (Mt 5,43-48)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.

46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor

    É algo óbvio, mas é necessário dizer: as lei do mundo não são como a lei de Deus. Por um lado, Deus nos ensina a misericórdia, onde devemos praticar o perdão para com todos aqueles que nos ofenderam. Doutra banda, o mundo nos ensina a ser rancorosos, a praticar a vingança, não permitindo que aquele nos pisou passe adiante sem receber algo em troca.

    Outra coisa mais patente ainda que esta já anunciada é que seguir os mandamentos do mundo é fácil, todavia seus frutos não são tão agradáveis. Quando praticamos a vingança nosso coração fica pesado, pois fizemos algo que nos deixará manchas, sempre teremos em nossa mente que praticamos algo de errado, o fato de ser uma troca de maldade não nos tirará o peso do erro.

    Por mais difícil que seja devemos buscar praticar os mandamentos de Deus, visto que nos trará ganhos enormes. Quando retribuímos um gesto de maldade com uma prática boa nosso coração se sente evoluído, e verdadeiramente esta evoluído ou em processo de evolução. Praticar as obras de Deus é se colocar numa constante construção espiritual, é onde desenvolvemos nosso lado humano.

Ó Santíssima Virgem, intercede por nós para que Deus nos concede um coração amoroso para que saibamos praticar o perdão.

Anúncios