Tags

, , ,

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

    Hodiernamente a autopropaganda é uma experiência corriqueira. Sempre é comum ouvir pessoas dizerem: eu fiz isso, eu fiz aquilo, com o único fim de angariar aplausos para si. Hoje as pessoas se sentem extremamente solitárias e necessitam de um sentimento que lhes preencham, e o orgulho é o mais  escolhido. Mas não é isso que Deus deseja para seus filhos.

Devemos buscar sermos mais forte que os nossos sentimentos e buscarmos ser, verdadeiramente, filhos de Deus, que buscam ser santos não para os olhos do mundo, mas para a glória de Deus. Aqueles que fazem uma ação tendo como fim buscar os elogios do mundo não conseguem extrair, ao máximo, o fruto dessa boa ação, pois é algo bom – a boa ação -, mas está banhada de algo mal, fato que não pode render coisa boa.

O bem deve ser feito tendo como o único propósito de fazer nosso irmão (próximo) mais feliz não com o fim de nos garantir lugar de privilégio. Aqueles que buscam sua glória particular se banharam de tristeza, acabaram feridos com suas próprias unhas. Devemos ter em mente que somente é bondoso aqueles que faz uma boa ação com o fim de vê-la realizada para o crescimento da humanidade.

Ó Virgem Santíssima iluminai os nossos corações, para que sejamos misericordioso sem ter uma pretensão malévola por trás.

 

Anúncios