Tags

, , ,

Evangelho (Mt 9,9-13)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.

11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

    Os braços que não se abrem para os mais necessitados se fecham para as bençãos dos céus. É muito difícil acolher um irmão que sabemos que não vive uma vida virtuosa, porém devemos acolher a todos, não somente devemos mostrar um rosto feliz para os bons. Temos, e como temos, também que mostrar a face da paz para aqueles que são maus, pois muitos vezes estes só precisam de um sorriso para mudar de vida.

Um simples sorriso pode destruir anos de magoa, como uma torrente de paz. Quando nos fechamos para o outro só por este viver uma vida indigna, nos colocamos ao lado dos que não anseiam por mudança. Quando nos colocamos a disposição de nosso irmão, prontos para mudar-lhe a vida, ganhos bônus para vida inteira, pois ganhamos um fiel amigo. Ganhamos mais ainda se este for um grande pecador.

Pouco conheciam da vida eterna, do reino dos céus, os que criticavam Jesus por se pôr à mesa com pecadores, pois não sabiam que este Messias estava a ensinar seus discípulos como eles poderiam ganhar a vida eterna. Converter um coração duro é fazer florir um novo bosque, é dá uma rosa a esperança de um mundo melhor. Sede instrumentos da misericórdia,   lutai pela conversão dos pecadores.

Ensina-nos, ó Mãe Santíssima, a sermos bons pregadores do evangelho de Cristo, que saibamos converter os corações mais duros.

 

Anúncios